domingo, 25 de novembro de 2007

REFLEXÕES SOBRE O LÚDICO


Pelo o lúdico a criança faz a representação de seu universo social. A partir do brinquedo, acontecem adaptações, acertos e erros, possibilitando a busca por soluções de problemas que vão tornar a criança um sujeito autônomo ( Rodrigues,2000). A natureza da criança é lúdica de movimento de curiosidade, de espontaeidade. Negar esta natureza é negar a própria criança. Mas qual o significado do termo lúdico?
No dicionário analógico, de idéias afins, de santos Azevedo (apud ROSAMÍLIA,1979), as palavras relativas à idéia "lúdico" não tem referência especial. Nem a palavra jogo. Aparecem as palavras brincadeira, brincalhão, brincar e brinquedo no índice remissivo. Remontando aos tópicos alegria, divertimento, espírito humorista e ridicularização. A elas corresponedem os antônimos, tristeza, enfado, pobreza de espírito e chatice. Pode-se de prender, já de início, que a brinacdeira é sempre relacionada à alegria, à felicidade.
Numa análise geral em vários dicionários, o verbete lúdico sempre se refere aquilo que tem caráter de jogo, brinquedo ou divertimento. Segundo Lieberman (apud ROSAMÍLIA, 1979,p.5) o lúdico é um traço da personalidade que persiste na infância até a juventude e idade adulta. De acordo com essa autora, compreende tres traços componentes: a alegria, o senso de humor e a espontaneidade. Portanto, o que caracteriza o jogo, o lúdico, o brincar é a satisfação e a alegria.

Nenhum comentário: