domingo, 25 de novembro de 2007

O ATO DE BRINCAR


De acordo com Vigotski (1991), a imaginação é constituída pela experiência e, a partir dela, se recria o real, tornando concretas as fantasias humanas. Quanto mais variados forem os recursos de leitura de mundo, maiores serão as chances de conhece-lo e de transforma-lo. Piaget (1978) afirma que toda ação, isto é, todo movimento, pensamento ou sentimento, corresponde a uma necessidade: o contato com objetos exteriores desencadeia no ser huamano a vontade de manipulá-lo; sua utilização com fins práticos irá suscitar uma pergunta, que remeterá para um problema teórico. Assim, é parte da curiosidade a cerca do mundo que o homem constrói seu saber; na criança, essa curiosidade começa pelo brinquedo. E como estará a escola lidando com esses aspectos?

Muitas vezes as relações entre o lúdico, o trabalho e aprendizagem - ou ainda entre a arte e a ciência, a cultura e a educação - são exercitadas na escola de forma desarticulada. Por isso, é importante compreende-las melhor; e um olhar atento ao que alguns dos grandes teóricos da educação tem escrito ao longo dos anos sobre essas relações podem nos ajudar.

Em primeiro lugar é preciso entender a criança como um ser social e histórico, um ser que sente, sonha, deseja, pensa, age, se expressa e se relaciona em um contexto de tempo e espaço determinado histórica e socialmente; é que, ao mesmo tempo, também determina este contexto. Em casa, na rua, na escola, a criança constrói uma nova realidade e se constrói a partir de suas relações, em cada situação vivenciada. E essa construção deve passar pelo lúdico, pois o brincar é o primeiro instrumento da criança para a compreensão do mundo de si mesmo.

Por isso, faz-se importante tentar compreender como a escola esta vivenciando seu papel dentro do processo de auxiliar na construção do conhecimento de cidadãos e se os professores estão conscientes do papel fundamental que o lúdico tem nesse contexto. Para tanto, alguns aspectos teóricos deve ser preliminarmente apresentados.

Nenhum comentário: