sábado, 20 de outubro de 2007

O Brincar Estimulante e Motivador


Acima de tudo, o brincar motiva.è por isso que aquele ele proporciona um clima especial para a aprendizagem, sejam os aprendizes crianças ou adultos.Smith(1982) afirma que o aspecto motivacional do brincar lhe dá e continuará a dar seu valor educacional.O brincar fora da escola motiva as crianças a explorar e a experimentar a casa, o jardim, a rua, as lojas, a vizinhança, e assim por diante.Ele oferece uma escala temporal mais longa e uma aprendizagem que tende a se espalhar e a prosseguir continuamente(Tizadr e Hughes, 1984), e a criança em desenvolvimento é absorvido pela situação em diferentes momentos e ritmos, de acordo com a necessidade.O brincar na escola necessariamente motiva uma aprendizagem diferente e á caracterizado por maior fragmentação e por estar compactado em segmentos de tempo.Isso, como professores, nós precisamos aceitar.Não podemos realmente não devemos, tentar reproduzir totalmente a situação do lar.Os padrões de aprendizagem em cada situação provavelmente serão bem diferentes, embora relacionados, e, ao invés de tentar copiar as condições do lar, os professores devem não apenas tentar criar vínculos para a criança mas também oferecer-lhes o ensino necessário(para o que, afinal de contas, todos os professores foram treinados)que garante a ocorrência da aprendizagem, conforme afirma Sava(1975, a.14):
O fato desenvolvimental importante é que estimular as mentes infantis, através de atividades não regularmente oferecidas em casa reforça sua capacidade cognitiva de lidar com as tarefas cada vez mais difíceis com as quais elas vão se deparar nas décadas futuras.

Nenhum comentário: