terça-feira, 23 de outubro de 2007

Introdução

A idéia de pesquisar o lúdico surgiu através da necessidade que sentimos em conhecer como utilizá-lo no processo de aprendizagem e, no desejo de renovação das práticas escolares. A intenção de trazer um método de ensino prazeroso para a criança e buscar atividades em que todos os alunos participassem. Nos motivamos pelo fato de acreditarmos que a brincadeira facilite a aprendizagem e desenvolva a capacidade criadora e cognitiva da criança e ao mesmo tempo estaremos propiciando um momento de prazer infantil que muitas crianças não disponibilizam. Este trabalho nos motivará a buscar novas metodologias em nossa prática docente. Daremos ênfase à importância da brinquedoteca nos espaços escolares, pois acreditamos ser este um espaço fundamental para a prática docente na busca pelo desenvolvimento autônomo da criança. As crianças sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio e na interação com o meio constroem conhecimentos e podem se desenvolver através de situações de aprendizagens significativas. Para a criança, o espaço é o que sente, o que vê, o que faz nele. O ambiente envia mensagens e os que aprendem respondem a elas. A organização dos espaços na escola depende de fatores pessoais, que é o critério de organização de acordo com as necessidades da criança e do educador e contextual, que são as condições climáticas e os recursos naturais ou artificiais como: plantas, fábricas, etc. Na escola é preciso ter além de espaços específicos para aula, espaços de uso comum, como pátio, refeitório, biblioteca, onde as crianças possam realizar atividades que em outros locais não teriam condições de fazê-lo, que é o caso da brinquedoteca, onde a variedade de materiais e a forma como estão organizados para que a criança possa explorar e manusear, ela também deve sentir-se bem, segura e acolhida para que possa utilizar os objetos de forma autônoma.
Brinquedos e brincadeiras convivem em harmonia com as necessidades de afeto, alegria, amor e de conhecimento.

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