Estágio da Inteligência Sensório Motora: (0 - 2 anos)
Durante este período, o comportamento é basicamente motor. A criança ainda não representa eventos internamente e não "pensa" conceitualmente, apesar disso o desenvolvimento "cognitivo" é constatado à medida que os esquemas são construídos.
- O comportamento é basicamente motor
- Inicia com os movimentos reflexos
- Reação Circular: todos os movimentos do bebê são assimilados aos esquemas anteriores, construindo totalidade cada vez mais amplas
- Noção de objeto permanente
Estágio de Pensamento Pré-Operacional: (2 - 7 anos)
Este estágio é caracterizado pelo desenvolvimento da linguagem e outras formas de representação e pelo rápido desenvolvimento conceitual. O raciocínio, neste estágio, é pré-lógico ou semi-lógico.
- Desenvolvimento da linguagem e outras formas de representação
- Função semiótica: evocações simbólica através da linguagem e imagens mentais
- Imitação diferida: imitação de um modelo, mesmo estando longe dele
- Jogo simbólico ou jogo de imitação e imaginação
Estágio das Operações Concretas: (7 -11 anos)
Durante estes anos, a criança desenvolve a habilidade de aplicar o pensamento lógico a problemas concretos.
- Caracterizado por mudanças significativas, tanto do ponto de vista afetivo como cognitivo
- A criança desenvolve a habilidade de aplicar o pensamento lógico a problemas concretos
- Jogo de regras
- Desenvolvimento da socioalização e da autonomia moral e intelectual
Estágio das Operações Formais: (11 - 15 anos)
Neste estágio, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento, e as crianças tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.
- Estruturas cognitivas do sujeito alcaçam seu nível mais elevado do seu desenvolvimento
- As crianças tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas
- Capacidade hipotético-dedutiva
- Programa de vida: disciplina e possibilidade de cooperação.
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