sábado, 20 de outubro de 2007

Estágios do Desenvolvimento Cognitivo Segundo Piaget

Estágio da Inteligência Sensório Motora: (0 - 2 anos)
Durante este período, o comportamento é basicamente motor. A criança ainda não representa eventos internamente e não "pensa" conceitualmente, apesar disso o desenvolvimento "cognitivo" é constatado à medida que os esquemas são construídos.
  • O comportamento é basicamente motor
  • Inicia com os movimentos reflexos
  • Reação Circular: todos os movimentos do bebê são assimilados aos esquemas anteriores, construindo totalidade cada vez mais amplas
  • Noção de objeto permanente
Estágio de Pensamento Pré-Operacional: (2 - 7 anos)
Este estágio é caracterizado pelo desenvolvimento da linguagem e outras formas de representação e pelo rápido desenvolvimento conceitual. O raciocínio, neste estágio, é pré-lógico ou semi-lógico.
  • Desenvolvimento da linguagem e outras formas de representação
  • Função semiótica: evocações simbólica através da linguagem e imagens mentais
  • Imitação diferida: imitação de um modelo, mesmo estando longe dele
  • Jogo simbólico ou jogo de imitação e imaginação



Estágio das Operações Concretas: (7 -11 anos)

Durante estes anos, a criança desenvolve a habilidade de aplicar o pensamento lógico a problemas concretos.
  • Caracterizado por mudanças significativas, tanto do ponto de vista afetivo como cognitivo
  • A criança desenvolve a habilidade de aplicar o pensamento lógico a problemas concretos
  • Jogo de regras
  • Desenvolvimento da socioalização e da autonomia moral e intelectual

Estágio das Operações Formais: (11 - 15 anos)

Neste estágio, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento, e as crianças tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

  • Estruturas cognitivas do sujeito alcaçam seu nível mais elevado do seu desenvolvimento
  • As crianças tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas
  • Capacidade hipotético-dedutiva
  • Programa de vida: disciplina e possibilidade de cooperação.
O professor deverá estar fundamentando teoricamente e preparado para avaliar o estágio do desenvolvimento cognitivo que a criança se encontra. Desta forma poderá promover brincadeiras e jogos que desenvolvam sua aprendizagem de forma adequada e significativa.

Nenhum comentário: